top of page

Blog

Elementos Pré-Textuais: Agradecimentos


Dentre os elementos pré-textuais de um trabalho acadêmico, especial atenção deve ser dada aos Agradecimentos. Embora sendo parte opcional, se inseridos no trabalho, os Agradecimentos devem refletir uma real e sincera gratidão por quem ajudou na trajetória até aquele momento.

Reproduzo, abaixo, sugestões de texto para os Agradecimentos:

“1. Dedico especial agradecimento a FULANO DE TAL, orientador dedicado que com sabedoria soube dirigir-me os passos e os pensamentos para o alcance de meus objetivos.

2. Meus sinceros agradecimentos a todos aqueles que de alguma forma doaram um pouco de si para que a conclusão deste trabalho se tornasse possível:

A Deus, por acreditar que nossa existência pressupõe outra infinitamente superior.

A minha professora orientadora, Dra. MS, pelo auxílio, disponibilidade de tempo e material, sempre com uma simpatia contagiante e pelo fornecimento de material para pesquisa do tema.

Ao meu/minha marido/mulher, por acrescentar razão e beleza aos meus dias. Aos meus pais, pelo exemplo, amizade e o carinho.

Aos meus pais, ......., irmãos, minha esposa (nome), minha filha e a toda minha família que, com muito carinho e apoio, não mediram esforços para que eu chegasse até esta etapa de minha vida.

3. À professora (nome), pela paciência na orientação e incentivo que tornaram possível a conclusão desta monografia.

À professora e coordenadora do curso, pelo convívio, pelo apoio, pela compreensão e pela amizade.

A todos os professores do curso, que foram tão importantes na minha vida acadêmica e no desenvolvimento desta monografia. Aos amigos e colegas, pelo incentivo e pelo apoio constantes.

4. Desejo apresentar meu carinhoso agradecimento à Equipe de empresa .............. com quem aprendi a prática e a verdade do dia a dia do trabalho.

5. Aos que me obrigaram a reescrever este trabalho tantas vezes para que eu aprendesse como ele ficava melhor a cada vez e como me fazia feliz vê-lo cada vez mais perfeito (Em minha opinião, pelo menos).

6. Aos alunos de minha classe nesta Faculdade que de tanto me perguntarem me fizeram pensar e, pensando, aprendi cada vez mais a buscar as respostas para satisfazer-lhes o interesse e me aperfeiçoar na matéria, com a humildade dos que aspiram à sabedoria repetindo a frase filosófica ‘Só sei que nada sei’.”

Fonte: Normas para Apresentação de Trabalhos Acadêmicos do Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura.


 
 
 

Comments


bottom of page